quinta-feira, 23 de maio de 2019


COMO EVITAR LACERAÇÕES VAGINAIS NO PARTO NORMAL


Existem muitas técnicas tradicionais que ajudam a evitar a laceração vaginal no momento da saída do bebê. A medicina ocidental incorporou a prática rotineira da realização da episiotomia, um corte realizado no períneo para evitar uma laceração natural, que pode acontecer ou não. E, na maioria das vezes, quando há uma laceração natural, afeta apenas a mucosa do tecido vaginal, que tem uma rápida cicatrização. Já o corte da episiotomia afeta mucosa, pele e músculo e precisa de mais tempo para cicatrizar e, em geral, ocasiona desconforto às mulheres.
No entanto, existem algumas técnicas que podem ser utilizadas durante a gestação na região do períneo e que ajudam a evitar a laceração no momento do parto. Há um exercício prático, conhecido com o nome de Kegel e consiste em apertar e soltar os músculos da zona pélvica, da região da vagina. E o melhor é que você pode fazer a qualquer momento. Agora mesmo, pode começar a praticar e tentar repetir uma série desses exercícios algumas vezes no dia, principalmente no final da gestação. Então, escolha um momento do seu dia para fazer esses exercícios. Isso vai te ajudar também a ter uma maior consciência dessa parte do seu corpo. Outra maneira de evitar as lacerações é massagear com um óleo vegetal (não usem óleo mineral) toda a região do períneo e o melhor dessa prática é que você pode pedir a ajuda do seu/sua parceiro(a) e já manter uma conexão com o momento do parto juntos. Em uma posição relaxada e em um momento que você não vai ser incomodada, passe um óleo sobre seus dedos para deslizar e massajei a região externa da vagina e toda a região do períneo (essa parte que fica entre a entrada da vagina e o ânus), deslize os dedos e sinta a musculatura sendo estendida, realizando movimentos circulares. Se quiser, pode esquentar um pouco do óleo, o que também vai te proporcionar uma sensação de muito prazer. Realizar essa massagem diariamente por 10 minutos é suficiente.
Um outra medida que pode contribuir também é o uso de compressa com água morna tanto na gestação quanto no trabalho de parto. Para a zona do períneo, colocar uma toalha embebida em água morna ou uma infusão de lavanda e camomila. O calor ajuda a relaxar o períneo e essa técnica pode ser usada antes das massagens. Na gestação, pode deixar a compressa 10 minutos por dia. E no trabalho de parto pode deixar o tempo que se sentir confortável. Muitas mulheres sentem prazer em ter a compressa morna na região do períneo.

Um excelente parto a todas!

Águas de Parto

Nenhum comentário:

Postar um comentário