segunda-feira, 13 de maio de 2019


SOBRE A DILATAÇÃO DO COLO UTERINO


O colo uterino é a porção inferior do útero, onde se encontra a abertura do órgão, ou seja, é a porta de entrada e saída. É possível sentir nosso próprio colo uterino, basta colocar o dedo indicador ou médio na vagina o mais profundo possível. Buscando, buscando, vai encontrar uma estrutura com a consistência igual de um nariz. Eureka! Aí está ele!
Durante a gestação. O orifício do útero fica preenchido por uma substância chamada de tampão mucoso, uma secreção gelatinosa, semelhante a um catarro espesso, que se aloja no colo uterino como uma rolha, protegendo a parte interna do útero, onde está o bebê, de microorganismos.
Quando o colo uterino dá início aos preparativos para o parto, em geral, o tampão mucoso começa a sair e é um dos primeiros sinais de que o bebê já quer vir para o lado de fora da barriga. Pode sair semanas, dias e até horas antes do parto, é muito variável, como também é variável a sua coloração. Pode ser transparente, amarelado, amarronzado, esverdeado ou vir com rajas de sangue. Então, não se assustem quando, no final da gestação, encontrarem algo do tipo na calcinha de vocês.
E então, o trabalho de parto vai iniciando aos poucos e o colo uterino vai passando por diversas transformações. Ele fica localizado posteriormente dentro da vagina e vai se tornando anterior. Sua consistência, que é similar a de um nariz, vai amolecendo e ficando com a consistência de um lábio. Seu comprimento que, no final da gestação, é cerca de 3 a 3,5 cm, começa a afinar. Todas essas modificações iniciais são importantes para a dilatação. Normalmente, nas mulheres que vão parir por via vaginal pela primeira vez, o afinamento do colo uterino acontece antes da dilatação. Nas mulheres que já tiveram bebê de parto normal, o afinamento e dilatação acontecem conjuntamente.
A dilatação vai acontecendo gradualmente, a medida que as contrações uterinas vão ganhando intensidade. A cada contração, o fundo do útero, ou seja, a sua parte mais superior, a parte que você consegue tocar lá perto do seu estômago no final da gestação, vai empurrando o bebê no sentindo do colo uterino. Então, há a contração de um lado e a expansão do outro. Além de toda a dinâmica interna de modificação e abertura do colo uterino, os ossos do seu quadril também vão se abrindo, o que ajuda para a passagem do bebê. Observe essa expansão, observe como as suas estruturas se abrem para a chegada do ser iluminado que está em seu ventre. E a grande dica para desfrutar mais do seu trabalho de parto é se concentrar mais na expansão do que na contração.

Um excelente parto a todas!

💦Águas de Parto

Nenhum comentário:

Postar um comentário